Cidades

Idosos recebem atendimento exclusivo em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Idosos recebem atendimento exclusivo em São Gonçalo
|  Foto: Foto: Divulgação
Município oferece rede de apoio em casos de violência. Foto: Divulgação

São Gonçalo oferece local exclusivo para atendimento aos idosos. Eles são amparados pelo Programa Municipal da Saúde da Pessoa Idosa, que conta com equipamento para eles – o Espaço Avançado de Atenção Integral ao Idoso, que fica no bairro Jardim Catarina. No entanto, eles também são atendidos em outros locais de apoio em São Gonçalo quando o assunto é a violência sofrida por eles, que tem o Dia Mundial de Combate à Violência Contra as Pessoas Idosas lembrado na próxima terça-feira (15).

O Espaço Avançado de Atenção Integral ao Idoso trata, exclusivamente, dos idosos com uma equipe multiprofissional. O local une saúde e assistência social com atendimento de geriatra, enfermagem e assistente social especialistas em gerontologia, fisioterapeuta, psicólogos, educadores sociais e pedagogos e tem livre demanda, ou seja, não precisa de marcação prévia. O local tem 236 idosos cadastrados e realiza, mensalmente, uma média de 490 atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem, fisioterapia e oficinas de saúde.

No Dia Mundial de Combate à Violência Contra as Pessoas Idosas, o espaço terá oficinas de estimulação cognitiva com atividades que estimulam a memória, atenção e criatividade com os pacientes que passaram por consulta médica e pela enfermagem e apresentam alguma indicação para a oficina. Às 10h, haverá palestra com a participação de todas as equipes e da especialista em gerontologia, a Dra. Sandra Rabelo, da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da UFRJ, sobre a violência contra o idoso.

“O Programa Municipal da Saúde da Pessoa Idosa trabalha na implantação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, cuja implantação deu origem à Linha de Cuidado da pessoa idosa, elaborada por uma equipe técnica de profissionais da Atenção Básica. As ações previstas na Linha de Cuidado visam integrar a Rede de Assistência à Pessoa Idosa a fim de prover o acolhimento, bem como prevenir e tratar a saúde do idoso”, explicou a fisioterapeuta e coordenadora do programa, Maria da Conceição Lopes de Souza Mendonça.

Além do espaço exclusivo do Jardim Catarina, a cidade oferece a especialidade de geriatria nos polos sanitários Augusto Sena, em Rio do Ouro; Washington Luiz Lopes, Zé Garoto; Paulo Marcos Rangel, Porto do Rosa e no PAM Neves. Para consultas nestes locais, o gonçalense deve agendar previamente.

O Espaço Avançado de Atenção Integral ao Idoso fica na Avenida Albino Imparato, 1.501, Jardim Catarina (em frente à Lona Cultural) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone: (21) 2702-5667.
Casos de violência

No que diz respeito à violência à pessoa idosa, a coordenação do Programa Municipal de Saúde da Pessoa Idosa tem como uma das suas ações localizar e comunicar à Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar a busca ativa e realizar o atendimento multiprofissional.

De acordo com a Lei nº 10.741/2003, art. 19, está previsto que os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra o idoso são de notificação obrigatória ao Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos do Idoso, Delegacias de Polícia e Ministério Público.

No que se refere às ações de saúde, a Ficha de Notificação de Violência Individual do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é o instrumento prioritário utilizado para comunicação dos casos de violências.

Na Atenção Básica, as fichas de notificação compulsória são encaminhadas das unidades notificadoras para a Divisão de Vigilância Epidemiológica - Departamento de Epidemiologia e Controle de Agravos da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil que, por sua vez, destina as fichas de violência contra o idoso para o Programa Municipal Saúde da Pessoa Idosa, que realiza o monitoramento e encaminhamento dos casos recebidos.

O último estudo realizado pela coordenação de saúde da pessoa idosa, em janeiro de 2020, aponta que em São Gonçalo os casos de violência observados foram notificados, principalmente, pelas unidades de urgência e emergência e unidades da atenção básica. A principal violência notificada foi a negligência, seguida pelo abuso financeiro, violência psicológica associada, tentativa de suicídio e violência física.

De janeiro de 2018 a dezembro de 2019, São Gonçalo teve 72 casos notificados de violência contra o idoso. Em 2020, foram nove casos e em 2021, oito casos até o fim de maio. “É muito importante que a população denuncie ou peça ajuda em algum local que terá como encaminhar para o atendimento e acompanhamento”, finalizou a assistente social e apoiadora do Programa Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, Gracielle Gonçalves Rodrigues Viana.

Onde buscar ajuda:
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil - Superintendência de Saúde Coletiva, Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista - Telefone: 3195-5198
Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rua Dr. Porciúncula, 395, Venda da Cruz (antigo 3º BI).

Ministério Público - Promotoria de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de São Gonçalo - Rua Dr. Getúlio Vargas, 2670, 6º andar, Santa Catarina.

Espaço Avançado de Atendimento Integral ao Idoso, no Jardim CatarinaAvenida Albino Imparato, 1.501, Jardim Catarina (em frente a Lona Cultural). Telefone: (21) 2701-9546.

Na unidade básica de saúde mais próxima
Cras mais próximo
Creas mais próximo
Disque 100
Disque Saúde 136
Ouvidoria da Prefeitura - Telefone: 2199-6374

Tipos de violência

Violência Física: caracterizada por abusos físicos, maus-tratos físicos ou violência física referem-se ao uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.

Violência Psicológica: abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos correspondem a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.

Negligência: refere-se à recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis, familiares ou institucionais. É uma das formas de violência mais presentes no país. Manifesta-se, frequentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as pessoas que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.

Violência Institucional: trata-se de qualquer tipo de violência exercida dentro do ambiente institucional (público ou privado) praticada contra a pessoa idosa. Esclarecendo que instituições podem cometer negligência citada acima através de uma ação desatenciosa ou omissa por parte dos funcionários ou por não cumprir alguma ação que deveria ter sido realizada pela mesma. A Violência Institucional pode ser praticada quando por meio de um dos seus funcionários é realizado algum ato de abuso, agressão física ou verbal no ambiente da instituição (ILPI, hospital, banco etc). A proibição ou negativa de atender a pessoa idosa que esteja necessitando de cuidados de saúde é crime.

Abuso financeiro: consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violência ocorre sobretudo no âmbito familiar.

Violência patrimonial: Configura-se violência patrimonial contra a pessoa idosa qualquer prática ilícita que comprometa o patrimônio do idoso, como forçá-lo a assinar um documento sem lhe ser explicado para que fins é destinado, alterações em seu testamento, fazer uma procuração ou ultrapassar os poderes de mandato, antecipação de herança ou venda de bens móveis e imóveis sem o consentimento espontâneo do idoso, falsificações de assinatura, etc. A autonomia da pessoa idosa, enquanto sujeito de direitos é, sem dúvida, uma premissa que deve ser respeitada e promovida.

Violência sexual: Este tipo de violência refere-se ao ato sexual utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas, através de coação com violência física ou ameaças. Essas violências podem ocorrer na própria casa, cometidos por pessoas da família e também em instituições que prestam atendimento a pessoas idosas. Mulheres idosas com patologias físicas que as impedem de andar são ainda mais vulneráveis. Atos como beijos forçados, penetração não consentida e toques no corpo da mulher são atos mais comumente observados.

Discriminação: Este tipo de violência refere-se a comportamentos discriminatórios, ofensivos, desrespeitosos em relação à condição física característica de uma pessoa idosa, desvalorizando e inferiorizando-a simplesmente por sua condição. Uma atitude discriminatória resulta na destruição ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano, prejudicando um indivíduo no seu contexto social, cultural, psicológico, político ou econômico. Em relação a pessoa idosa, o termo ageísmo tem sido utilizado na tipificação e combate a crimes de discriminação e preconceito relacionados a característica da idade alcançada pela pessoa idosa.

< Maricá comemora dia de Santo Antônio com arraía online São Gonçalo realiza sanitização em mais 30 bairros a partir desta segunda <